Novo ciclone extratropical na Região Sul

Nesta segunda-feira (06/07) a atuação de um sistema frontal estacionário favorecerá a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade e persistentes entre o norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/3993).


Na terça-feira (07/07) o processo de formação de um novo ciclone com características extratropicais elevará as instabilidades na Região Sul. É importante destacar que ciclones extratropicais são comuns e, embora estejam associados a condições de tempo instável, este ciclone que se formará será menos intenso que o ciclone bomba que provocou inúmeros danos no dia 01/07. A formação deste ciclone na terça resultará em chuvas fortes, generalizadas e intensas entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também haverá condição para rajadas de vento de moderada a forte intensidade, principalmente, a partir da tarde da terça-feira, mas de forma mais isolada em comparação com evento do dia 01/07.


Já na quarta-feira (08/07) o ciclone começará a se afastar para o oceano, mas a sua circulação ainda favorecerá ventos constantes de moderada a forte intensidade entre o leste do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. Também persistirá a condição para chuvas fortes e constantes, desta vez atigindo, principalmente, a área entre Região Metropolitana de Porto Alegre e o litoral sul de Santa Catarina. 

 
Mais informações sobre os volumes de chuva para os próximos dias em: https://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/130827
Para uma previsão detalhada para a sua cidade acesse: https://www.cptec.inpe.br/
Acompanhe os avisos meteorológicos vigentes em: http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/

Atualizado em 06/07/2020 11:37

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco