Aumenta a condição para chuva no Sudeste

A partir da sexta-feira (25/01/2019) o avanço de um cavado (área de baixa pressão) em médios e altos níveis (entre 6 e 11 km de altitude) trará mais instabilidade e condições para chuvas mais generalizadas sobre grande parte de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. Já na sexta-feira, há condição para chuvas fortes no Cone Leste e Litoral Paulista e, mais isoladamente, no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há potencial para transtornos nos centros urbanos e condição para temporais em alguns pontos. Como as temperaturas seguirão elevadas, é alta a possibilidade de chuvas localmente intensas, acompanhadas de raios, não se descartando também rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo. No sábado (26/01/2019), a circulação associada ao cavado se intensificará e dará origem a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que contribuirá para a manutenção das instabilidades ao longo do dia e a condição para chuvas fortes, generalizadas e, também, temporais em alguns pontos. Na Figura 1 está representado o escoamento previsto em altos níveis (11 km de altitude) para a noite de sexta-feira em que o cavado está destacado pelo pontilhado amarelo. Na Figura 2 estão dispostas a previsão de chuva acumulada em 24 horas prevista pelo modelo BAM para a sexta-feira e o campo bárico (linhas de pressão). Na Figura 3, nota-se o VCAN previsto para a noite do sábado (26/01) e, por fim, na Figura 4 a estimativa de chuva acumulada para o sábado. Para uma previsão detalhada para a sua cidade acesse: http://tempo.cptec.inpe.br
 


Figura 1: Linha de corrente (escoamento do vento) previsto pelo modelo BAM para o nível de 250 hPa (aproximadamente 11 km de altitude) para a noite do dia 25/01/2019. Os tons sombreados indicam regiões com maior velocidade do escoamento neste nível. 




Figura 2: Campo bárico (linhas de pressão), vento e chuva acumulada em 24 horas prevista pelo modelo BAM para a noite do dia 25/01/2019. Os tons sombreados indicam a intensidade da precipitação. 



Figura 3: Linha de corrente (escoamento do vento) previsto pelo modelo BAM para o nível de 250 hPa (aproximadamente 11 km de altitude) para a noite do dia 26/01/2019. Os tons sombreados indicam regiões com maior velocidade do escoamento neste nível. 


Figura 4: Campo bárico (linhas de pressão), vento e chuva acumulada em 24 horas prevista pelo modelo BAM para a noite do dia 26/01/2019. Os tons sombreados indicam a intensidade da precipitação. 

Atualizado em 25/01/2019 11:48

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco