Frente fria trouxe queda das temperaturas em parte do Brasil

Entre esta quinta e sexta-feira (04 e 05/04), o avanço de uma frente fria provocou fortes mudanças nas condições de tempo em boa parte do Brasil. Desde a quinta-feira até este sábado a frente fria avançou pelas Regiões Sul, parte do Centro-Oeste e Norte do Brasil, onde se formaram áreas de instabilidade e queda das temperaturas. A frente fria atuou até o AC, extremo sul do AM, RO, MT, MS e Região Sul do Brasil, baixando as temperaturas e caracterizando um evento de friagem. 

Além disso, a aproximação da frente fria pelo Estado de SP e áreas do interior do país, houve a formação de instabilidade pré-frontal, associada a eventos severos pontuais, inclusive na capital São Paulo, onde se registraram diversos impactos à população.

Entre o domingo (07/04) e a segunda-feira (08/04), o sistema frontal deverá se manter estacionário entre o PR e SP, mas a circulação dos ventos na alta e média atmosfera deverá organizar um canal de umidade, o que ocasionará no alinhamento da instabilidade desde o AM até parte do Sudeste e Sul do país. 

Na faixa leste entre SC e PR a circulação em médios e altos níveis, junto aos ventos de leste em baixos níveis provocará condições favoráveis para chuva intensa, com volumes expressivos.

Para maiores detalhes da previsão de tempo para sua cidade acesse: tempo.cptec.inpe.br 

 



 

 

Atualizado em 07/04/2019 06:08

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco