Nota da Coordenação-Geral do CPTEC/INPE sobre a implementação operacional do modelo regional operacional do CPTEC - modelo regional WRF

Nota da Coordenação-Geral do CPTEC/INPE

sobre a implementação operacional do modelo regional operacional do CPTEC - modelo regional WRF

 

INPE/CPTEC

Cachoeira Paulista, 01 de agosto de 2018

 

 

            Informamos que a partir de hoje estão disponíveis no portal de internet do CPTEC/INPE e também na área de transferência pública do Centro (http://ftp1.cptec.inpe.br/modelos/io/tempo/regional/WRF/05km/) as previsões do modelo regional WRF ("Weather Research and Forecasting Model") ajustadas para a América do Sul,  na resolução horizontal de 5 km e para prazo de previsão de até 72 horas.

 

            A mudança recente de se adotar o modelo regional (WRF) para a previsão regional de tempo é para que as previsões geradas pelos modelos do CPTEC sejam cada vez mais acuradas para o Brasil, de modo que o Centro continue cumprindo sua missão com excelência em benefício do país e no intuito de apoiar a modernização da previsão numérica de tempo no Brasil em proveito do bem público e dos usuários.

 

            Como descrito em https://www.mmm.ucar.edu/weather-research-and-forecasting-model, o WRF é um sistema de previsão numérica de mesoescala projetado para aplicações de pesquisa atmosférica e previsão operacional, possui um sistema de assimilação de dados e uma arquitetura de software que suporta computação paralela. O modelo serve para uma ampla gama de aplicações meteorológicas em escalas de dezenas de metros a milhares de quilômetros. O esforço para desenvolver o WRF começou no final dos anos 1990 e foi uma parceria colaborativa do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica (NCAR) com diversas instituições nos Estados Unidos da América. Atualmente, o modelo é utilizado operacionalmente e para pesquisa em diversas instituições em vários países.

 

            Ademais, destacamos que o modelo regional BRAMS já foi descontinuado no modo operacional e, em breve, o modelo de previsão de tempo regional ETA também será descontinuado. Todavia, informamos que ambos os modelos regionais continuam a ser rodados no CPTEC em modo de pesquisa e estão disponíveis para os pesquisadores que realizam pesquisas com estes modelos.

 

Cordialmente,

 

Coordenação-Geral do CPTEC

 

 

Nota: Descrição sobre o modelo pode ser vista em  https://www.mmm.ucar.edu/weather-research-and-forecasting-model.

 

Nota Técnica está sendo elaborada com detalhes sobre a escolha da configuração mais adequada para América do Sul.

 

Atualizado em 01/08/2018 15:56

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco