Formação de ciclone trará chuvas fortes para o litoral

Na sexta-feira (15/11), o processo de formação de um ciclone com características extratropicais contribuirá para a condição de tempo instável, chuvas generalizadas e intensas entre o litoral das Regiões Sul e Sudeste. Nas regiões atingidas, além da chuva forte e constante que poderá resultar em acumulados muito elevados, haverá condição para rajadas de vento de forte intensidade e agitação marítima. Os modelos numéricos de previsão de tempo ainda divergem a respeito do local de formação do centro deste ciclone, com localização prevista para ocorrer entre o litoral de SC e de SP, onde serão as regiões mais vulneráveis.

O Grupo de Previsão de Tempo do CPTEC recomenda o acompanhamento do boletim técnico (http://tempo.cptec.inpe.br/boletimtecnico/pt) para mais informações e também a atualização dos avisos meteorológicos vigentes (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/).

É importante destacar que a formação e atuação de ciclones com características extratropicais é comum pois, toda frente fria que avança pela América do Sul, está relacionada a um ciclone com estas características. O que difere desta vez é sua formação mais próxima a costa que poderá acarretar em maiores transtornos e riscos a população.  



Atualizado em 12/11/2019 15:47

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco