Frente fria e ZCAS

Neste sábado, com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS - linhas verdes) favorecerá o alinhamento da nebulosidade entre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além do sul da Bahia. Nestas áreas, o dia será de pancadas de chuva intercaladas com períodos de melhoria. Entre o norte do Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo a chuva será mais persistente durante o dia o que poderá acarretar em acumulados elevados ao final do dia (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/3154). Nas últimas 18 horas os volumes de chuva registrados nesta região já foram elevados, destacando-se Teófilo Otini - MG com 63 mm. 

A baixa pressão associada a frente fria, provocará uma pista de ventos intensos em direção a faixa litorânea de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta pista de ventos, favorecerá ao aumento das ondas nessas localidades, que serão atingidas pelo mar agitado com ressaca, principalmente em áreas vulneráveis ao mar aberto.


No Sul do Brasil, a atuação do sistema de alta pressão associado a uma massa de ar mais frio propiciou uma manhã de temperaturas baixas para esta época do ano. Destacam-se as mínimas de 3,7°C em Urubici - SC e 4,6°C em São Joaquim - SC.
Para consultar os avisos de mar grosso e ressaca acesse:
https:// www.marinha.mil.br/chm/ dados-do-smm-avisos-de-mau- tempo/avisos-de-mau-tempo

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos vigentes em: http:// tempo.cptec.inpe.br/avisos/

Para uma previsão detalhada para a sua cidade acesse: http:// tempo.cptec.inpe.br/





Atualizado em 16/11/2019 10:24

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco