Onda de frio atingirá o Centro-Sul do Brasil

A partir de hoje (18/07) e pelo menos até a próxima quarta feira (24/07) uma massa de ar frio com características polares deverá afetar grande parte da Região Sul e parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Durante este período, o ar frio penetrará por etapas, sendo que o frio intenso deverá se reforçar sobre o Brasil a partir deste domingo (21/07). O impacto que provocará esta onda de frio será significativo, tanto na agricultura quanto na comunidade.

Na sexta-feira (19/07), há previsão de geada fraca no sul do RS (região de campanha) e também haverá quedas de temperaturas (principalmente as máximas) nas demais áreas do RS, grande parte de SC e no sul, sudoeste e leste do PR .Sobre o RS, as máximas não deverão ultrapassar os 12°C).

No sábado (20/07) ainda haverá condição para ocorrência de geada fraca no sul do RS (região de campanha).

No domingo (21/07) o ar frio se reforça sobre o Brasil e deverá provocar uma nova queda nas temperaturas sobre o RS, centro-sul e oeste de SC, sul e oeste do PR e no sul e oeste de MS.

Neste dia haverá geada no sul e no centro-oeste do RS e as máximas não deverão ultrapassar os 10°C no RS e no sul de MS. Neste dia haverá chance de ocorrência de neve em pontos localizados da Serra Gaúcha e Catarinense.

Na segunda-feira (22/07) haverá geada moderada e ampla sobre o RS (exceto o litoral), centro-oeste de SC e no sudoeste do PR. Neste dia a queda de temperatura se propaga para todo o Estado de MS, centro-oeste e sul de SP, sul e sudoeste de MT e no extremo sul de RO. Neste dia haverá friagem sobre Estados de RO e MT.

Na terça-feira (23/07) a geada moderada deverá atingir grande parte dos Estados do RS e SC (exceto o litoral) e grande parte do PR (exceto o norte deste Estado). Neste dia, a friagem se intensificará sobre os Estados de MT, RO e AC. A temperatura máxima de Cuiabá (MT) não deverá ultrapassar os 18°C e o declínio das temperaturas máximas se propagará para o RJ, sul de MG, Triângulo Mineiro, sul de GO, demais áreas de MT, RO, AC e o extremo sul do AM.

Na quarta-feira (24/07)a geada será ainda mais ampla, afetando grande parte da Região Sul, sul, sudoeste e oeste de SP e no sul de MS. Neste dia, as mínimas de Cuiabá(MT) e Rio Branco (AC) não deverão ultrapassar os 14°C.

Esta situação de frio deverá se manter durante a quinta-feira (25/07).

Para mais informações da previsão de tempo para sua região hoje e nos próximos dias, bem como os avisos meteorológicos vigentes, favor acessar o link http://tempo.cptec.inpe.br/
Atualizado em 18/07/2013 14:15

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco